SOA Connects Lusofonia

   

Events

SOA Connects Lusofonia

Um oceano sem fronteiras

   A Sustainable Ocean Alliance (SOA) é uma organização sem fins lucrativos que procura criar a próxima geração de líderes na sustentabilidade e conservação do oceano. A SOA tem a maior rede mundial de jovens líderes do oceano em mais de 165 países e, através do programa Ocean Leadership, capacita e apoia a liderança dos jovens na Lusofonia, especificamente em Portugal, no Brasil e em Moçambique, a nível nacional e regional. Cada um desses Jovens Líderes do Oceano dedica-se ativamente a projetos e ações de consciencialização das suas comunidades sobre soluções para o oceano a aplicar.

   Neste momento, existem sete SOA Ocean Leadership Hubs na região Lusofonia: três em Portugal (Ocean Hub Portugal, Ocean Devotion Madeira, Ocean Hub Algarve), três no Brasil (SOA Brasil, Projeto Transformar | SOA Campinas, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) | SOA Garopaba) e um em Moçambique (SOA Moçambique).
A comunidade lusófona de jovens líderes de Ocean Leadership Hubs da SOA uniu-se para organizar o SOA Connects Lusofonia, uma conferência lusófona online, no Zoom, para partilha e discussão intergeracional de projetos e soluções para a saúde do oceano.

   No dia 15 de Março de 2022, das 17h às 20h GMT, pretendemos realizar um evento virtual com apresentações regionais, palestrantes e discussão com o público. A conferência virtual terá a presença de especialistas e Jovens Líderes do Oceano de sete países lusófonos, incluindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Juntos, eles inspirarão o público através de apresentações, mesas redondas e vídeos.

   O evento será um local para conhecer os projetos regionais e nacionais dos Hubs e aprofundar as questões importantes sobre a sustentabilidade dos oceanos. O objetivo é estimular a discussão e a reflexão em torno da nossa contribuição coletiva para o bem-estar de nossa casa azul compartilhada, através das lentes da sustentabilidade, conservação, igualdade e intergeracionalidade.

*Inscrição Obrigatória: https://soalliance.zoom.us/meeting/register/tJMvf-irrjooGtwoGaxTbxKgjKqi7K-T70Qj

Programa (GMT):

17h00 - 17h05
| Abertura
  Boas-Vindas ao SOA Connects Lusofonia, Video Comunidade SOA

17h05 - 17h10
| Discurso Key-note Speaker
   Tiago Pitta e Cunha, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Oceano Azul 

17h10 - 17h13
| Projeto Transformar - SOA Campinas
  Vídeo de Apresentação do SOA Ocean Solutions Hub de Campinas, Brasil 

O projeto TransforMAR é uma estratégia de transformação social através da educação ambiental com foco no ambiente marinho. Oriunda do sonho de que o mergulho é para todos, o projeto leva a experiência de ver o mundo que existe debaixo d’água aos jovens provenientes de famílias de baixa renda, acreditando no poder dessa vivência na sensibilização para uma consciência ambiental.

17h13 - 17h28
| Um exemplo de proteção da biodiversidade marinha em São Tomé: Programa Tatô
   Apresentação de Projeto (10+5 Q&A)
   Antunes Pina, Programa Tatô, São Tomé e Príncipe

Vamos aprender como a partir do Programa Tato e da proteção das tartarugas marinhas se pode contribuir para a conservação da biodiversidade marinha.
Este programa inclui a realização de investigação científica, monitorização destes animais ameaçados de extinção e do seu habitat e, ainda, atividades de sensibilização com a população e as autoridades.
Nesta apresentação, poderemos ouvir um dos líderes deste projeto falar sobre a importante missão da conservação da biodiversidade marinha na ilha de São Tomé.

17h28 - 17h31
| Ocean Devotion Madeira - SOA Madeira
   Vídeo de Apresentação do SOA Ocean Solutions Hub da ilha da Madeira, Portugal

O Hub Ocean Devotion Madeira é um grupo de jovens residentes na Ilha da Madeira, devotas pelo ambiente e proteção do oceano. As quatro líderes do Hub são biólogas marinhas que decidiram unir forças para desenvolver boas práticas pela preservação das águas madeirenses. Assim, atualmente, realizam projetos que visam reduzir a poluição marinha e ajudar na conservação de espécies marinhas ameaçadas.

17h31 - 17h56
| Áreas Marinhas Protegidas - o futuro da conservação do oceano
  Mesa Redonda 1 (20 + 5 Q&A) 
 
Bárbara Horta e Costa, Investigadora do CCMAR - UALG, Portugal
  Aissa Regalla, Coordenadora do Departamento Conservação e Monitoria da Biodiversidade do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas, Guiné Bissau
  Sara S. Ratão, Marine & terrestrial programmes coordinator da Maio Biodiversity Foundation (FMB), Cabo Verde

Nosso planeta e nossas vidas dependem da vitalidade do oceano, mesmo assim, nós humanos somos a maior ameaça para essa fonte de vida. Atualmente, somente cerca de 4% do oceano é designado para proteção; com o gerenciamento correto, Áreas Marinhas Protegidas podem ajudar a reconstruir e preservar o oceano.
Moderadora: Giovanna Scagnolatto - Líder do SOA Campinas | Projeto Transformar

17h56 - 18h10
| Coffee-Break

18h10 - 18h13
| Ocean Hub Algarve - SOA Algarve
   Vídeo de Apresentação do SOA Ocean Solutions Hub da região do Algarve, Portugal 

O Ocean Hub Algarve é o ponto de comunicação do Oceano mais a Sul do continente português. Somos membros descendentes das marés frutíferas de biólogos marinhos da Ualg. Sendo por excelência uma região de forte impacto turístico, navegamos a literacia do oceano entre as comunidades residentes, escolas e turistas. Acreditamos que é a onda certa que prospera a consciência azul.

18h13 - 18h28
| “A-cor-dar” os ecossistemas
   Apresentação (10 + 5 Q&A)
  Denise Nicolau, Coordenadora do Programa de Contrabalanços de Biodiversidade, BIOFUND, Moçambique

Nesta apresentação “A-cor-dar os ecossistemas” poderás aprender sobre restauração de ecossistemas marinhos, com exemplos de Moçambique para o mundo. Através desta apresentação pretende-se compreender os motivos de destruição de habitats e identificar ecossistemas restaurados. A partir do exemplo da Biofund, que tem apoiado a restauração de ecossistemas moçambicanos como os mangais, vamos ouvir na primeira pessoa opiniões e recomendações para a restauração de ecossistemas no mundo. No fundo, restaurar ecossistemas é voltar a dar-lhes a cor que a sua biodiversidade tem quando está saudável e em equilíbrio.


18h28 - 18h31
| SOA Moçambique
  Vídeo de Apresentação do SOA Ocean Solutions Hub nacional de Moçambique 

SoaMoz é constituído por um grupo de jovens moçambicanos que almejam trazer à Moçambique projectos que visam a sustentabilidade dos oceanos e o desenvolvimento da economia azul, construindo assim uma geração sustentável, consciente e amiga do ambiente.

18h31 - 18h56
| Qual a dimensão da (pool)uição marinha?
Mesa Redonda  (20 + 5 Q&A)
  Simone Pennafirme, Gerente do Núcleo de Vida Marinha da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil
  Benedito Issa, Diretor Executivo da Mar Moçambique, Moçambique 

Nas últimas décadas, a quantidade de poluição descarregada no mar tem sido superior à sua capacidade de regeneração. Estima-se que, anualmente, cerca de 1,4 mil milhões de toneladas de poluentes atinjam o oceano.
Com esta mesa redonda pretendemos identificar e discutir as maiores problemáticas relacionadas com a poluição marinha, tais como a poluição química, física e sonora. Simultaneamente, queremos idealizar as soluções necessárias para limpar a nossa (pool)uição marinha.
Moderadora: Raquel Redol Silva - Líder do Ocean Hub Portugal

18h56 - 18h59
| SOA Brasil
   Vídeo de Apresentação do SOA Ocean Solutions Hub nacional do Brasil

Um país com mais de 8000 quilômetros de costa precisa se voltar para o oceano! O SOA Hub Brasil surge com a missão de engajar jovens de todo o litoral para atuar pela conservação do oceano, trazendo toda a diversidade da nossa costa e respeitando as diferentes realidades desse que é o maior país falante de língua portuguesa!

18h59 - 19h10
| Coffee-Break

19h10 - 19h13
| Ocean Hub Portugal - SOA Portugal
   Vídeo de Apresentação do SOA Ocean Solutions Hub nacional de Portugal

O Ocean Hub Portugal é um SOA Ocean Leadership Hub que visa promover a liderança pela saúde do oceano dos jovens e de todos os que demonstrem um interesse genuíno. Este grupo voluntário, e ainda informal, é composto por uma equipa multidisciplinar de jovens cientistas, ambientalistas e ativistas que pretendem criar uma nova cultura do oceano para um futuro sustentável em Portugal.

19h13 - 19h28
| Como envolver as comunidades locais?
  Apresentação (10 + 5 Q&A)
  Adjany Costa, Consultora do Presidente da República de Angola, Angola

Não dá pra falar em conservação do oceano sem falar no papel essencial das comunidades tradicionais costeiras, muitas das quais já viviam em harmonia com o oceano há milênios. Em suas ações, a SOA sempre busca levar essa relação em conta. E aí, pronto para conversar sobre o que temos a aprender com essas comunidades e como podemos atuar em conjunto?

19h28 - 19h31
| Instituto Monitoramento Mirim Costeiro - SOA Garopaba
   Vídeo de Apresentação do SOA Ocean Solutions Hub de Garopaba, Brasil

O principal objetivo do nosso HUB SOA GAROPABA é fomentar o desenvolvimento de uma cidadania oceânica por meio de ações educativas inovadoras, que promovam o envolvimento das crianças com os atuais problemas relacionados às áreas marinhas-costeiras onde vivem, a fim de que se tornem agentes de mudanças em seus territórios e Guardiãs do Oceano.

19h31 - 19h56
| Literacia do Oceano, Perspectivas e Desafios na Década do Oceano
  Mesa Redonda (20 + 5 Q&A)
  Raquel Costa, Coordenadora Escola Azul, Portugal
  Ronaldo Adriano Christofoletti, Coordenador do Programa Maré de Ciência, Brasil
  Carmen Santos, Professora Catedrática da Universidade do Namibe, Angola 

Pretende-se instigar o debate e a reflexão sobre o papel da Literacia do Oceano no contexto atual em que estamos vivendo, no qual enfrentamos uma série de desafios que estão ameaçando a saúde e o equilíbrio do nosso Oceano. Espera-se que os participantes possam contribuir com sua expertise e experiência no assunto, trazendo ideias e ações inspiradoras a partir da ótica da Literacia do Oceano, que nos ajudem a buscar soluções a curto, médio e a longo prazo, para os principais problemas que impactam o Oceano. 
Moderadora: Caroline Schio - Líder do SOA Garopaba - Instituto de Monitoramento Mirim Costeiro

19h56 - 20h00
| Encerramento
  Eugénia Barroca - Representante Lusófona e Europeia da SOA

Para qualquer esclarecimento contactar: Eugénia Barroca - eugenia@soalliance.org e/ou Sofia Barboza - sofia@soalliance.org 

Register

We are grateful to collaborate with and receive support from the following partners and funders.

Past Posts

Show All

Managing and Conserving Deep-Sea Ecosystems: a UNOC 2022 Side Event

A UNOC 2022 side event at the Ocean Basecamp

June 30, 2022 - 11:30 AM-1:00PM GMT+1Featuring The...

SOA Connects: the Inaugural Summit

The inaugural SOA connects brought together nearly 600 people from 73 countries as "solutionists"...

E-Pitch Portugal Event

Diving into Portugal's Sustainable Blue Economy

On, April 28th 2021 from 17h to 18:30h GMT+1...