SOA Brazil webinars will take place July 6 - 12, 2020 at 5 pm (Brasília) on Zoom.

Register here.

Foto Bia Tanque-1

July 6

Beatriz Mattiuzzo

Título: Costurando redes - pesca, saberes tradicionais e plástico

Resumo: Como dar um destino a redes de pesca descartadas, evitar o plástico no futuro, empoderadar e gerar renda numa comunidade tradicional? Aqui a gente tem uma ideia pra compartilhar com vocês!

Biografia: A Bia se apaixonou pelo mar mergulhando, fez oceanografia na USP - São Paulo, e quando se formou em 2018 resolveu sair pelo mundo por 1 ano trabalhando como voluntária em instituições de pesquisa (MOTE Laboratory - Florida, EUA, Dolphin Alliance - Shark Bay, Australia), Maricultura Costa Verde). Nesse período aprendeu muito sobre educomunicação e ao voltar fundou a Marulho (2019) - uma empresa que busca divulgar a cultura oceânica e buscar soluções para o plástico de uso único.

www.fazermarulho.com.br

Moderador: Eugénia Barroca

Fabio_Maio_2019

July 7

Fabio Motta

Título: Ciência aplicada à gestão de áreas marinhas protegidas do sudeste do Brasil

Resumo: As ilhas e habitats marinhos do sudeste do Brasil abrigam uma rica biodiversidade ainda mal conhecida, pouco protegida, mas fortemente exposta à diferentes usos e estressores de uma das regiões mais industrializadas e populosas do mundo.  Desde a década de 80  áreas marinhas protegidas (AMPs) vem sendo estabelecidas na costa do Estado de São Paulo, mas só recentemente esforços de pesquisa aplicados à gestão dessa rede de AMPs estão sendo conduzidos de forma sistemática. Neste contexto, vamos apresentar os desafios e os resultados de um programa de pesquisa e monitoramento liderado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha da Universidade Federal de São Paulo (LABECMar-Unifesp). 

Biografia: Biólogo com participação em diversos projetos de pesquisa aplicada à conservação marinha e gestão pesqueira, incluindo iniciativas de extensão comunitária. Atuou no terceiro setor (ONGs) durante quase uma década coordenando projetos e programas de conservação marinha. Desde de 2014 é professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha e integra o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira (PPGBEMC). Suas pesquisas se concentram na ciência para a gestão de áreas marinhas protegidas, biologia de tubarões e raias, conservação marinha e pesca.

Moderador: Guilherme Sansão

Ricardo Gomes auto retrato

July 8

Ricardo Gomes

Título: Divulgação científica e a comunicação com a sociedade: O papel de cada um rumo a uma economia azul.

Resumo: Os desafios para produzir documentários sobre a vida marinha e a importância de conhecermos a biodiversidade subaquática das grande capitais litorais. Conhecemos mais da superfície lunar do que de nossos oceanos. Eles são fontes ainda inestimáveis de uma série de benefícios para o bem estar humano. A cada agressão a essa porção que abrange 70% da superfície terrestre, estamos queimando um HD riquíssimo, inexplorado. E essa enorme “farmácia submersa” pode conseguir outro serviço fundamental para nós: o avanço no combate à Covid-19. Iremos abordar aspectos relacionados a produção dos meus últimos filmes: Mar Urbano 2015, Rio de Janeiro, Copacabana e Ipanema); Baía Urbana 2017, Baía de Guanabara ( 1ª UN Ocean Conference ); Rios Urbanos 2020, Estuário do Tejo e do Sado, Portugal ( 2ª UN Ocean Conference).

Biografia: Biólogo Marinho formado pela UFRJ, Fotógrafo, cinegrafista, produtor e diretor de cinema e TV. Em 2017 finalizou seu segundo documentário “ Baía Urbana “, que estreou na 1ª Conferência do Oceano, na ONU em NY em 2017, tendo ganhado vários prêmios de cinema ambiental ao redor do mundo. Trabalhou por seis anos como editor adjunto de fotografia do jornal O Globo. Desde 1996 assina reportagens para publicações como NY Times, Los Angeles Times, Dallas Morning News, Der Spiegel (Alemanha) e Lonely Planet Guide (Austrália). Com a experiência adquirida nas redações dos jornais cariocas, ajudou a propagar pela grande mídia notícias sobre a biodiversidade marinha e a pesquisa científica. Nos últimos 5 anos foram mais de 40 reportagens sobre a rica fauna submarina de Ipanema, Copacabana,  Baía de Guanabara e dos Rios Tejo e Sado em Portugal.

Moderador: Mariana Andrade

Untitled design-4

July 9

Karen Lucchini & Carlos Neto

Título: Estratégias de comunicação em peixe-boi marinho (Trichechus manatus)

Resumo:  Animais que, de algum modo, são organizados socialmente necessitam manter uma comunicação com seus co-específicos. Os peixes-boi marinhos não são diferentes, dependem de estratégias de comunicação que favoreçam sua sobrevivência e socialização no ambiente em que vivem. Desse modo, duas principais modalidades de comunicação são utilizadas por esses animais, a acústica e a tátil. Nesse Webinar, vamos explorar essas modalidades e a importância desses estudos para a conservação da espécie.

Biografias:

Carlos: Bacharel em Ciências Biológicas/Ciências Ambientais e mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco, e especialista em taxonomia de esponjas marinhas. Co-fundador e coordenador de pesquisa em taxonomia e invertebrados marinhos na AniMarin.

Karen: Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista/The University of Queensland – Austrália, mestranda em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em comportamento de mamíferos marinhos. Co-fundadora e coordenadora de pesquisa em etologia e vertebrados marinhos na AniMarin.

Moderador: Alexandre Augusto da Silva

 

IMG_20190322_133239400 (1)

July 10

Lisandra Maria

Título: Como a tecnologia pode aproximar os oceanos das pessoas

Resumo: A maior parte da sociedade desconhe a importancia dos oceanos e os problemas que ele enfrenta. Isso se deve porque a grande maioria das pessoas usa os oceanos apenas como um objeto de lazer, mas desconhe tudo que existe por baixo das ondas. Através da experiência do Projeto Mergulho Virtual vamos conversar sobre como podemos usar a tecnologia para aproximar a ciencia oceanica das pessoas. 

Biografia: Desde o primeiro ano da graduação em oceanografia Lisandra faz parte do Laboratório de Ecotoxicologia onde estudou diversos contaminantes ambientais e seus efeitos dos organismos marinhos. Em 2018 criou o "Mergulho Virtual" onde usa oculos de realidade virtual feitos de papelão para mostrar os ecosssitemas marinhos e seus desafios  para as pessoas. Atualmente o mergulho virtual é parte integrante do Projeto Vivamar, uma iniciativa que reune profissioais e estudantes para levar a cultura oceânica de forma acessível para fora da universidade.

Moderador: Ana Vitória Magalhães

WhatsApp Image 2020-06-25 at 12.40.14

July 11

Guilherme Sansão

Título: De onde vem esse peixe e o que ele traz? Um olhar sobre a aquacultura global

Resumo: Este webinar tem o intuito de trazer uma contextualização do setor aquicola em nível global, suas implicações e oportunidades. É preciso entender os pilares deste setor, suas fraquezas e vantagens para entender como podemos moldalo. Desta forma, se objetiva a criação de uma indústria que acopla desenvolvimento econômico, licensa social, alto controle sobre distúrbios ambientais, e alimentos de excelente valor nutricional.

Biografia: Biólogo com extensiva experiência em biotecnologia marinha e mestrado em aquacultura focando na fisiologia do estresse em peixes. Atuação na indústria no núcleo de P&D e melhoramento genético de peixes do mediterrâneo, Nireus SA (Grecia) e formulação de rações para aquacultura, BioMar (França).

Moderador: Caroline Schio

Foto Palestrante_AlexandreSilva

July 12

Alexandre Augusto da Silva

Título: Conscientização ambiental através do mergulho

Resumo: O projeto TransforMAR, surgiu em 2018 com o sonho de que todas as pessoas pudessem pelo menos uma vez na vida conhecer o fundo do mar. Através de uma parceria com a UNICAMP, foi possível estruturar conteúdo de educação ambiental para levar à jovens de comunidades costeiras conhecimento necessário em biologia marinha e consolidar a experiência com um batismo de mergulho. Venha conhecer um pouquinho mais da história de nossos jovens e como esperamos gerar uma transformação na sociedade através do conhecimento e do mergulho SCUBA!

Biografia: Alexandre Augusto da Silva é engenheiro, instrutor de mergulho, empresário e idealizador do projeto TransforMAR. Possui consolidada experiência em gestão de projetos e direcionamento de equipes, conta com uma pós-graduação em administração de empresas e gestão estratégica. Dono da Tatauga dive, escola de mergulho na região de campinas, trabalha com educação ambiental para jovens de escola pública a mais de dois anos através do projeto TransforMAR, em parceria com o LEPAC-UNICAMP.

https://www.tataugadive.com.br/

Moderador: Eugénia Barroca